Nasce o blog Point Gamer... - por Alannis



Olá pessoal, eu sou o administrador Jardel, mas podem me chamar pelo codinome "Auditore", talvez alguns já até me conheçam(Twitter e Electric Sims). Em conjunto com a Alannis e Letícia, estamos dando inicio agora a este projeto/blog, que trará novidades do mundo gamer a todo momento. 
Enfim, sem mais delongas, confira abaixo um artigo produzido pela Alannis, em comemoração dos 20 anos de RESIDENT EVIL!


Ponto de partida!

Hey guys! Eu sou a Alannis e serei uma das moderadoras aqui do Blog Point Gamer, juntamente com meus amigos, Jardel e Letícia, que logo vocês terão a chance de conhecer.
Primeiramente gostaria de deixar aqui o meu muito obrigada a eles por terem me convidado para fazer parte dessa iniciativa bem bacana e que por muito tempo tem estado em meus planos: escrever para um blog dedicado á games.
Dito isso, eu gostaria de começar falando um pouco sobre mim. Bom, eu tenho 21 anos, sou do Rio de Janeiro, moro com meus pais e mais quatro gatos. Sou atriz, escritora e roteirista (iniciante nos três hehe), e tenho como hobby jogar videogame (óbvio), assistir séries e filmes, ler, andar de skate, aprender coisas novas, e etc. Aqui no blog, eu e meus amigos pretendemos falar sobre tudo o que rola de mais legal no mundo gamer, além de artigos, perfis de personagens, tops diversos, enquetes, e um espaço dedicado àqueles games clássicos que mesmo depois de tantos anos, conseguem fazer nossos corações baterem mais forte e nos sentirmos como se estivéssemos jogando pela primeira vez. Muitos são os planos para o futuro do blog, mas como diz o ditado, um passo de cada vez.
Agora que vocês sabem quem eu sou e como o blog vai funcionar, vamos seguir para o meu primeiro artigo!
Por hoje ser um dia muito especial para nós aqui do blog, nós resolvemos que o nosso primeiro artigo deveria ser sobre uma franquia e não só sobre um game em particular, que é mais do que especial para a gente e que mês passado completou 20 aninhos. É isso mesmo galera, RESIDENT EVIL completou 20 fucking years. Levanta a mão se você, assim como, eu teve aquela leve sensação de estar ficando velho \o


Dentre muitas franquias de games, Resident Evil é sem dúvida uma das mais queridas pela galera aqui do blog, afinal, dentre tantas coisas, foi a partir dela que eu, Jardel e Letícia tivemos a chance de nos conhecer há praticamente 4 anos trás. Bom, chega de enrolação e vamos conhecer um pouco mais sobre essa franquia de grande sucesso da CAPCOM. 

O começo... 

E foi há 20 anos que aterrissamos pela primeira vez nas Montanhas Arklay, onde logo assumiríamos o papel de Jill Valentine ou Chris Redfield, no game que viria a ser um dos maiores clássicos do Survivor Horror. Inspirado diretamente por games como Sweet Home e Alone In The Dark, Resident Evil 1 pode não ter sido o grande inventor do gênero como muitos pensam, mas é, sem dúvidas, um dos maiores nomes quando se fala no gênero. Trazendo puzzles de ferver o cérebro, uma variada gama de inimigos, munição escassa, uma mistura de ambientação + trilha sonora de arrepiar os cabelos e o suspense de saber o que esperava o jogador por trás de cada porta, o game que ainda continha pérolas do tipo "You were almost a Jill Sandwich!", causou um grande impacto nos mundo dos games, resultando em uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos, afinal, são mais de 20 títulos sob o nome RESIDENT EVIL, e um total de mais de 60 milhões de jogos vendidos.



A Umbrella Corporation, empresa responsável pelo incidente do primeiro jogo, ainda viria a estar envolvida nos eventos que resultariam em mais seis games da franquia, sendo eles: Resident Evil 2, 3, Code Veronica, Survivor e Outbreak. Com os games, fomos apresentados a personagens que conquistaram nossos corações e a outros que nos assustam até hoje. Tivemos a chance também de nos aprofundar mais na história da Umbrella Corporation e seu envolvimento no desenvolvimento de Raccoon City, e em suas atividades ilegais além de Raccoon City. Com os lançamentos de Resident Evil Survivor (2000) e Dead Aim (2003), pudemos experimentar um modo de gameplay como nunca visto antes na série. Enquanto Survivor possuía um gameplay totalmente em primeira pessoa, Dead Aim continuava em terceira pessoa, mas não mais com aquelas câmeras como se estivessem presas nos cantos do jogo. Agora a câmera seguia o personagem, uma novidade na franquia que viria a ser melhor explorada, nos futuros games. O Survivor Horror se manteve firme em todos esses jogos, até mesmo no não tão querido Survivor. Depois da destruição de Raccoon City mostrada em RE3, a Umbrella corporation encontraria seu fim alguns anos depois e isso não resultaria apenas em novidades para os enredos dos futuros games. Mas também, de alguma forma significava um novo começo para a franquia.

De volta á mansão e o que aconteceu antes

Sempre que jogamos um game mais antigo com gráficos não tão bonitos nos pegamos pensando "Ah! Imagina como esse jogo ficaria com os gráficos de hoje em dia?", estou certa, não estou? É fato que a maioria dos gamers preza mais um jogo com uma história envolvente e uma boa jogabilidade em vez de apenas gráficos bonitos. Mas e quando é possível unir isso tudo em um game só?
Resident Evil não poderia estar á parte disso, afinal, os games clássicos nos apresentaram cenários que ficaram na memória como A Mansão de Spencer, O Departamento de Polícia de Raccoon City, a Clock Town... Em 2002 tivemos s chance de aterrissar novamente nas Montanhas Arklay, agora em um cenário totalmente remodelado com o lançamento de Resident Evil Remake. Lançado a princípio como um exclusivo gamecube, o game levou o console da Nintendo ás alturas e mostrou tudo o que o mesmo era capaz. Resident Evil Remake é simplesmente uma obra de arte. Tudo o que havia contribuído para que o primeiro jogo da série se tornasse um sucesso estava ali, só que infinitamente melhor. Novos puzzles, ainda mais difíceis foram adicionados, detalhes da história que ficaram de fora da primeira versão foram incluídos no Remake, tornando todo o enredo ao redor da Umbrella Corporation ainda mais complexo e sombrio. E nada de pérolas e cutcenes de caráter duvidoso! A riqueza dos detalhes é tamanha, que é capaz de fazer qualquer um dar uma parada na jogatina só para ficar admirando. Digo isso porque mesmo depois de 14 anos de seu lançamento, eu ainda me pego babando pelos gráficos. Para mim é um pouco difícil falar de Resident Evil Remake sem parecer uma boba, porque esse é o meu game preferido da franquia. E o próximo game que vou falar sobre, consegue ser praticamente tão bom quanto...
Ok, Resident Evil Zero não é um Remake, mas decidi falar dele aqui porque acho que ele segue o mesmo padrão de qualidade do Remake. Lançado em Novembro de 2002 também como um exclusivo do Gamecube, Resident Evil Zero é a resposta que todos esperávamos para aquela famosa pergunta que pairou sobre nossas cabeças já bem no início de Resident Evil 1: O que houve realmente com a Equipe Bravo? Enganados estavam todos aqueles que pensavam que a Mansão e o Laboratório eram as únicas propriedades da Umbrella no Local. Logo somo apresentados ao Centro de Treinamento de Umbrella, que era liderado por James Marcus, um dos fundadores da Umbrella. O game trouxe inovações como não ter baús, o que torna o gameplay ainda mais difícil, e o sistema de comandar dois personagens.
Ambos tiveram suas edições remasterizadas lançadas em 2015 e início de 2016. Além do mais, a notícia de que a Capcom está trabalhando em um Remake de Resident Evil 2, não poderia ter vindo em melhor hora.

Tudo muda, nada permanece igual...

    O mundo dos games é, antes de mais nada, extremamente competitivo e cada vez mais mudanças se fazem necessárias sejam elas nas tramas, jogabilidade... Com a evolução dos consoles, os fãs também foram ficando cada vez mais exigentes, e o que agradava á muitos nos consoles antigos, já não era o bastante para grande parte dos gamers que dos anos 2k. E, é claro, com Resident Evil não poderia ser diferente. Com a popularização doa games de ação, a Capcom decidiu lançar um game que mantinha suas raízes no Survivor Horror, mas que também trouxesse alguns elementos de ação. Em janeiro de 2006, chegava ás lojas Resident Evil 4, o game que marcaria o início de uma nova era para a franquia da Capcom. Lançado inicialmente para o saudoso Nintendo Gamecube, o jogo causou um rebuliço entre os gamers. Trazendo um enredo que se passava após o fim da Umbrella Corporation, as mudanças não paravam por aí. O game trouxe melhorias á câmera que seguia o personagem, mostrada inicialmente em Resident Evil Dead Aim, e também trazia um novo sistema de combate, onde era possível deferir ataques físicos aos inimigos uma vez que os mesmos estivessem atordoados. As famosas máquinas de escrever ainda estavam presentes, mas não era mais necessário juntar ink ribons para salvar o progresso. E esqueça os zumbis lerdos dos games anteriores, agora tínhamos de lidar com inimigos rápidos e espertos.
Os games que seguiram o quarto game numerado da franquia apresentavam cada vez mais ação e menos do Survivor Horror, o que fez com que os fãs mais assíduos torcessem o nariz para Resident Evil 5 e 6. 

Mas nem tudo estava perdido
O que um fã de Resident Evil espera cada vez que um novo game da série é anunciado?

História envolvente                                          
O retorno de personagens já conhecidos          
Elementos de Survivor Horror                          
Uma pitada de ação                                          
Gameplay dinâmico                                          

Impossível? Com certeza não.

Em 2011 fomos presenteados com Resident Evil Revelations. Inicialmente um exclusivo do Nintendo 3DS, o jogo servia como um prelúdio para Resident Evil 5. Assumindo novamente o papel de Jill Valentine e Chris Redfield em uma aventura com um enredo totalmente original e cheio de reviravoltas, Resident Evil Revelations é simplesmente o RE moderno perfeito. E o mesmo pode ser dito do seu sucessor, Revelations 2. Parece que a Capcom finalmente conseguiu encontrar um meio termo ao lançar um jogo que dificilmente desagradaria os fãs da série, desde os mais religiosos, que estão com a franquia desde o início até aqueles que começaram com RE4.



E o que esperar da franquia no futuro?

É hora de dar uma de expert em bolas de cristal e tentar prever algumas coisas que esperamos que aconteçam na franquia daqui pra frente. A Capcom sabe como fazer games de qualidade, isso é fato. Os games mais novos (com exceção da série Revelations) podem não ser os melhores RE's, mas ainda assim são games com os quais ainda é possível ter boas horas de diversão. Com o lançamento e o sucesso de Revelations 2, a empresa mostrou estar ciente da necessidade dos fãs por um game mais focado no Survivor Horror. E como uma grande fã, espero que eles sigam essa fórmula nos próximos títulos da série. Pois como diz o ditado "em time que está ganhando não se mexe". E que deixe a ação e o shooter para os spin-offs como vimos em Operation Raccoon City e veremos no vindouro Umbrella Corpos. E que venham mais 20 anos de Resident Evil e mais Remakes no futuro.

E chega ao fim o meu primeiro artigo aqui para o blog. Espero que vocês tenham gostado!
Não se esqueçam de nos acompanhar nas redes sociais para ficarem por dentro de todas as novidades aqui do blog.

See you! :*




Jardel Oliveira

Apaixonado por Games, tenho sonho de me formar em Arquitetura ou Jogos Digitais. Tenho uma certa experiência com blog's, já que fui administrador de um a um certo tempo.

Previous Post
First